Artur Nogueira, Holambra, Jaguariúna, Pedreira e Santo Antônio de Posse

Cidades

Fonte tamanho pequeno Fonte tamanho médio Fonte tamanho grande

Qualificação

Programa de qualificação beneficia jovens de baixa renda com curso e auxílio

Viviane Westin
viviane@gazetaregional.com.br

Na busca pelo primeiro emprego, jovens – em especial os de famílias de baixa renda – deparam-se com um problema que os insere num círculo vicioso: não conseguir trabalho por falta de experiência e não conseguir experiência por falta de trabalho. Em paralelo a esta situação, a partir do crescimento econômico em diversas áreas, o lamento de muitas empresas é a falta de trabalhadores capacitados para seus quadros profissionais.
 
Uma das alternativas para minimizar a questão é ação conjunta entre poder privado e poder público.  No dia 2 de março, representantes da Delphi - empresa com fábrica em Jaguariúna, uma das líderes mundiais em tecnologia de eletrônica móvel, componentes e sistemas de transportes - estiveram reunidos com o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (PPS), e o vereador e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região, Edison Cardoso de Sá (PCdoB), para anunciar a instalação da primeira unidade do Projeto Formare em Jaguariúna.
 
O Formare é um programa da Fundação Iochpe que, a partir de parcerias com empresas de grande e médio portes, oferece cursos de educação profissional de nível básico para jovens de famílias de baixa renda com idades de 16 a 18 anos. Os cursos proporcionam a oportunidade de formação inicial para o mercado de trabalho e têm duração de aproximadamente um ano. As aulas são ministradas pelos próprios funcionários nas instalações da empresa.
 
A primeira turma será iniciada até junho, segundo a empresa, com a seleção de 20 alunos de escolas públicas da cidade. O curso a ser desenvolvido é o de Operador de Processos Mecânicos de Operação e Montagem. Os participantes terão direito a uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo, além de transporte, alimentação, assistência médica e odontológica, entre outros benefícios.
Apoio público
O vereador Edison, quando soube da intenção da Delphi de trazer o projeto para Jaguariúna, em reuniões com a empresa no ano passado, manifestou total apoio à viabilização da iniciativa junto à administração municipal. “Enquanto vereador e representante dos trabalhadores tenho uma grande preocupação com a questão da qualificação profissional. Os jovens, em especial, enfrentam enorme dificuldade de conseguir o primeiro emprego, por isso não podemos medir esforços em ajudá-los”, disse.


Um levantamento do projeto comprova que 80% dos jovens egressos do Formare conquistaram o primeiro emprego ao término do curso. O prefeito Gustavo Reis elogiou o compromisso social demonstrado pela Delphi e espera que o exemplo seja seguido por outras empresas da cidade. “Apoiamos a iniciativa, principalmente porque vai beneficiar as pessoas com menos condições, dando a chance a jovens muito pobres de estudarem, receberem por isso e terem um futuro melhor”, frisou.  


 

 

Indique esta notícia | Imprima esta notícia


Arrecadações - 03/09/10 SESI e SENAI iniciam campanha de arrecadação de brinquedos


Controle biológico - 03/09/10 Seminário na Embrapa discute sobre agente de biocontrole de doenças e promotor de crescimento de plantas


Doações - 03/09/10 Boldrini inicia campanha para arrecadar recursos financeiros


::Outras matérias::

Acordo - 27/08/10 Acordo coloca Petrobras em operação no Aterro Mantovani


Cancelamento - 27/08/10 Saúde suspende vacinação contra a raiva animal em todo o Estado


Inovação - 27/08/10 Tecnologias desenvolvidas no Senai de Jaguariúna são destaque em evento


Ensino - 27/08/10 Vestibular da Unicamp 2011 tem novidades


Inclusão - 27/08/10 Recursos podem incluir catadores no sistema formal de serviços


Biodiversidade - 27/08/10 Pesquisadores discutem sustentabilidade e gestão ambiental na região do Médio Rio Doce


Rios - 20/08/10 Comitês discutem futuro dos rios em reunião dos Comitês PCJ


Gazeta Regional © 2006 Copyright