Jaguariúna
Hospital de Jaguariúna é o 21° na lista dos melhores do Estado
Viviane Westin viviane@gazetaregional.com.br
JAGUARIÚNA - Uma breve observação na quantidade de pessoas que aguardavam na recepção do Hospital Municipal Walter Ferrari para o atendimento no Pronto-Socorro (PS) foi motivo suficiente para que pai e filha desistissem do atendimento e retornassem para a casa, juntamente com um sentimento de desanimo. “Talvez a alternativa seja buscar atendimento em Campinas”, argumentou o pai. O fato narra o ocorrido com o morador do bairro Nassif, Renato Crispim, e a filha de 13 anos de idade, abordados na recepção do Hospital, no dia 3 de março, quando a atendente da recepção informou que o tempo médio de espera seria de cerca de duas horas. Há dois dias o mesmo morador havia passado por uma experiência desagradável que classificou como “mal atendimento e descaso”. “O médico examinou a minha esposa e disse que não era nada. Saiu pior do entrou devido ao modo como foi atendida”, contou com desanimo. O morador reconhece que “o Hospital fica numa região privilegiada, tem uma equipe de pediatria e a interação entre a equipe da guarda municipal e ambulância excelentes”. Providências e prioridades Segundo o superintendente do Walter Ferrari, Dr. Marco Antonio Pinoti Ribeiro, dentre os pacientes que procuram o PS, grande parte é caracterizada por pacientes que não apresentam situação de urgência e emergência. “Considerando que o PS é o único lugar no sistema de saúde para o atendimento às urgências e emergências, é de fundamental importância que essas situações sejam priorizadas no atendimento. Portanto, os demais atendimentos ficam esperando a chamada oportuna”, justificou. Na avaliação do Dr. Marco Pinoti, “é de fundamental importância que os pacientes de risco sejam atendidos dentro de trinta minutos após a efetivação da ficha, e as emergências médicas sejam atendidas de imediato”. Para agilizar o atendimento no PS, a administração do hospital afirma que vem implementando medidas como o aprimoramento do sistema de triagem e o desvio dos procedimentos que não tenham característica de urgência e emergência, estabelecendo um fluxo para cada procedimento.
Acolhimento e classificação de risco Segundo a secretária da Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento é fundamental em qualquer serviço de emergência, denominado Classificação de Risco. “Esta foi uma solicitação do prefeito Gustavo Reis para implantação no Hospital, para agilizar o atendimento e priorizar os casos graves”, explicou. A medida pressupõe um tratamento de acordo com diferentes graus de necessidades ou sofrimento, não apenas por ordem de chegada do paciente.
Hospital está entre os melhores em pesquisa estadual Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde, conhecida como “Provão do SUS”, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde aponta a classificação do Hospital Municipal Walter Ferrari de Jaguariúna como 21º colocado entre os 35 melhores hospitais do SUS de São Paulo. O resultado da pesquisa foi divulgado pela assessoria de imprensa da secretaria estadual do Ministério da Saúde, no dia 4 de março. A pesquisa ouviu, no total, 158 mil pacientes que passaram por internações e exames em 630 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista entre março de 2009 e janeiro de 2010. Segundo a assessoria de imprensa, O “provão” do SUS tem como objetivo monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública. Na pesquisa foram avaliados o grau de satisfação com o atendimento recebido pelos pacientes, nível do serviço e dos profissionais que prestaram o atendimento, qualidade das acomodações e tempo de espera para a internação. Para a classificação das maternidades também foram incluídas perguntas específicas sobre humanização do parto. “A premiação aos hospitais bem mais colocados no ‘provão’ é uma maneira de reconhecer o trabalho e o empenho dessas instituições em favor da saúde pública”, disse o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Indique esta notícia | Imprima esta notícia
|