Conecte-se conosco

Jaguariúna

Jaguariúna reduz mortalidade infantil em 84%, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde

Publicados

em

Um dos indicadores mais utilizados para se medir a qualidade de vida em qualquer município é o índice de mortalidade infantil, e nesse quesito Jaguariúna vai indo muito bem. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, no período entre 2016 e março de 2019 a mortalidade infantil na cidade foi reduzida em 84%, entre crianças menores de cinco anos de idade, o que iguala o município a países como Singapura, Islândia e Japão, que ostentam a menor taxa de mortalidade infantil no mundo, segundo o Index Mundi – Cia. World Factbook.

Em dois outros segmentos infantis a ótima notícia se confirma com indicadores bem parecidos: redução de 82% na mortalidade entre crianças menores de um ano e 81% na mortalidade neonatal, ou seja, entre crianças de zero a 27 dias. Para a secretária municipal da Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o quadro positivo confirma o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2017 na rede municipal.

“Temos três programas que dão atenção especial à mulher e ao recém-nascido, e os consideramos fundamentais nesse avanço: o ‘Tempo de Cuidar’, voltado para gestantes até o pós-parto/puérpera, o ‘Tempo de Crescer’, para crianças de zero a cinco anos de idade, ou seja, na primeira Infância, e o ‘Tempo de Viver’, para crianças a partir dos cinco anos até a idade adulta”, explica.

Já Carolina Freire, Diretora de Desenvolvimento Sustentável, destaca outro aspecto positivo e não menos importante na realidade vivida por Jaguariúna. “Vale lembrar que estamos trabalhando com o Programa Cidades Sustentáveis e buscamos institucionalizar, através de projetos estratégicos e indicadores, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) como diretriz das políticas públicas municipais”, lembra.

Segundo ela, após dois anos de trabalho constante e com foco na melhoria de indicadores de saúde, educação, causa ambiental, dentre outros, os resultados são robustos e destacam o município, que é referência na Região Metropolitana de Campinas (RMC). “Aliás, temos alguns destaques positivos que vão na contramão de dados nacionais recém-publicados por órgãos nacionais e internacionais”, pontua Carolina Freire, otimista.

Saúde

Uma análise da Fundação Abrinq sobre dados do Ministério da Saúde, portanto, um índice nacional, indica que em 2016 a taxa de mortalidade na infância (de crianças entre zero e cinco anos) registrou piora em todo o país, indo de 14,3 para 14,9 por 1.000 nascidos vivos, ou seja, houve alta de 4,19%. Esses dados de 2016 refletem a projeção do impacto negativo da recessão econômica, do aumento da pobreza e dos cortes em políticas sociais, conforme estudos recentes.

Em Jaguariúna, os resultados dos indicadores na saúde vão na contramão das estatísticas nacionais desde o início de 2017 graças às ações do Programa Construindo um Novo Tempo. O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, que no segundo ano de sua primeira gestão (2009-2012) foi a Nova York receber o prêmio da ONU por ter alcançado a taxa zero de mortalidade infantil, fez questão de destacar e enaltecer o trabalho que vem sendo desenvolvido na saúde municipal.

“Essa notícia nos enche de alegria e mostra que estamos conseguindo voltar aos índices altamente positivos já alcançados. Saúde é nossa prioridade e trabalhamos com muita seriedade e responsabilidade, que é para garantir aos nossos moradores um atendimento humano e de qualidade. Sempre digo, com saúde não se brinca, então, parabéns a todos os envolvidos em mais essa conquista, pois ela só reforça a qualidade de vida que buscamos para a população”, disse o prefeito.

Fonte : Prefeitura Municipal de Jaguariúna – Por Aluízio Santana /Foto: divulgação/SMS

Jaguariúna

Mais três bairros tiveram serviço de nebulização nesta quinta em Jaguariúna

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a nebulização contra a dengue nesta quinta-feira, 25, nos bairros Capela Santo Antônio, Mauá e Centro.

Um veículo percorrerá as ruas desses bairros vaporizando inseticida para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O trabalho é feito sempre ao final da tarde e início da noite, horário em que se comprova maior eficácia do inseticida. O serviço de fumacê começou na última segunda-feira em Jaguariúna.

LEIA TAMBÉM:

A orientação dada pelo Ministério da Saúde é para que portas e janelas fiquem abertas durante a aplicação do produto nos bairros. Isso faz com que os mosquitos adultos em voo sejam alcançados e eliminados.

Animais de estimação devem ser retirados do local ou protegidos pelos seus tutores e alimentos expostos devem ser guardados.

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna destaca ainda que, mesmo com a passagem do fumacê, métodos de controle de vetores, como cuidados para eliminação de criadouros de mosquito nos quintais das residências, devem ser mantidos.

Durante o fumacê, a população deve: – Abrir portas e janelas das residências;- Retirar animais de estimação do local;- Guardar alimentos que estejam expostos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Com aumento de casos na RMC, ‘Hub da Dengue’ é criado em Jaguariúna para monitorar pacientes

Publicados

em

Núcleo instalado no campus da UniFAJ já atendeu 396 moradores com diagnóstico da doença apenas na primeira semana

Com 396 atendimentos na primeira semana, teve início em Jaguariúna os trabalhos do Núcleo de Telemedicina para Monitoramento da Dengue (Hub da Dengue), iniciativa dedicada ao controle e observação de pacientes suspeitos de terem dengue, reduzindo os riscos de saúde e assegurando o cuidado médico adequado.

Jaguariúna já registrou 3.882 casos da doença e uma morte. Porém, os números da doença na Região Metropolitana de Campinas (RMC) não param de crescer. Já são 14 óbitos e 61.791 casos positivos para a doença.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com o médico e coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Dr. André Lemos, a equipe instalada no Hub da Dengue dentro da UniFAJ é responsável por monitorar os sintomas dos pacientes, fornecer as orientações sobre autocuidado, e alertar as áreas de atenção básica ou os serviços de urgência e emergência da saúde do município de Jaguariúna, em caso de complicações. O trabalho é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UniFAJ.

Essa central de monitoramento conta com um núcleo multidisciplinar formado profissionais de saúde e por estudantes das áreas de Medicina, Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Farmácia.

O teleatendimento funciona da seguinte forma: o paciente que chega a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) com suspeita de dengue, passa a ser monitorado pelo Núcleo. Por 5 dias, essa pessoa recebe atendimento por telemedicina. Durante as chamadas, são avaliados sintomas críticos e a presença de sinais de alarme, como sangramentos, vômitos persistentes e dor abdominal intensa. Caso haja qualquer um desses sintomas, os pacientes são orientados a procurar o serviço de saúde. Todos os dados são compartilhados entre o Hub de Dengue e o serviço de saúde municipal, o que garante agilidade e assertividade no tratamento.

“O desenvolvimento deste núcleo representa uma excelente oportunidade para os estudantes ganharem experiência prática em telemedicina e contribuírem para a luta contra a dengue na cidade. O projeto também destaca a importância da colaboração interprofissional na área da saúde, com estudantes de diferentes áreas trabalhando juntos para fornecer um cuidado abrangente aos pacientes”, salienta o diretor geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta.

A implementação deste núcleo de telemedicina é um avanço inovador no controle dos casos de dengue. “Estamos confiantes de que esta iniciativa terá um impacto positivo na comunidade e contribuirá para a detecção precoce e tratamento de casos de dengue. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto e de apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde”, complementa André.

Para a secretária municipal de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, acompanhar o paciente na recuperação da doença e evitar novas mortes é o foco principal do hub. “Estamos promovendo uma tripla checagem dos pacientes. Dessa forma, a pessoa chega à UPA 24h passa por atendimento e tem uma suspeita diagnosticada. Ela é encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, onde é realizada coleta de exame e acompanhamento. Ela vai para casa e segue sendo monitorada por cinco dias pelo hub. Enfim, estamos atuando no preventivo, mas também na questão assistencial”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Eleitores tem até dia 08 de maio para regularizar situação no posto eleitoral

Publicados

em

Com a proximidade do prazo final para transferência ou obtenção do título de eleitor, os cidadãos têm até o dia 08 de maio para regularizar sua situação eleitoral e garantir o direito ao voto nas eleições municipais previstas para outubro deste ano.

Quem precisa transferir o título de eleitor devido à mudança de cidade ou está com o documento cancelado tem até a data limite para resolver essa pendência. Basta ir ao Posto Eleitoral com documento com foto e comprovante de endereço.

LEIA TAMBÉM:

Para facilitar o acesso dos eleitores aos serviços eleitorais, o Posto Eleitoral de Jaguariúna estará aberto em datas estratégicas: durante o feriado de 1º de maio e no final de semana de 4 e 5 de maio, das 11h às 17h.

“Acreditamos que é fundamental oferecer facilidades para que os eleitores regularizem sua situação dentro do prazo estabelecido”, afirma Sarah Lisboa, funcionária do Posto Eleitoral.

O Posto Eleitoral de Jaguariúna fica na Rua Cândido Bueno, 1.299, Sala 17 (Jaguar Center). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3867-4234.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias